Alfresco ECM como gerenciador de documentos corporativos
- Arquivo Fácil
- 4 de out. de 2019
- 1 min de leitura
Atualizado: 23 de fev. de 2020
Neste artigo iremos falar sobre o software de Gestão de Conteúdo Corporativo, do inglês Enterprise Content Management, Alfresco ECM Community.
Versão open source de um dos mais utilizados gestores de conteúdo do mundo, o Alfresco Community pode ser utilizado em diversos projetos de pequeno a grande porte.
A ideia principal de um software de ECM é manter a informação corporativa dentro da empresa e acessível aos interessados. Dessa forma, o Alfresco oferece diversas formas de gerenciamento do conhecimento produtivo, fornecendo espaços a usuários manterem seus documentos, bem como compartilhá-los e, ainda, espaços de colaboração que podem ser utilizados para Projetos, Departamentos e Equipes.
Possuindo interface intuitiva e disponibilizado em diversos idiomas, inclusive Português-BR (o que pode ser fundamental para empresas multinacionais), o Alfresco Community possui as mais importantes ferramentas para gestão de documentos em diversos formatos, como texto, planilhas, apresentações, imagens e vídeos, além de manter documentos em formatos técnicos como Adobe Ilustrador, Corel Draw, AutoCad, dentre outras aplicações.
Ao acessar documentos, o Alfresco oferece a experiência mais moderna das principais redes sociais ao ambiente corporativo. Pode-se curtir documentos, comentá-los, compartilhá-los, além claro de edição, controle de versão, inserção e controle de metadados.
Nos ambientes compartilhados, chamados internamente de Sites, gestores de equipes podem acompanhar o andamento de processos e inserção e/ou alteração de documentos críticos, eliminando a troca de e-mails somente para verificação de status de tarefas e atualização de documentos.
O Alfresco possui também um motor BPM para desenhos de processos de negócios orientados a documentos (workflow), cujos trâmites dependem de níveis de aprovação. Ganha-se produtividade no escritório e tempo criativo de colaboradores.






Comentários